Sexo, sexualidade
Reflexões sobre sexo, sexualidade, castidade, namoro e o sentido humano e moral da sexualidade.
A sexualidade
1. Para que Deus criou o sexo?
Para a reprodução. No ser humano, para a reprodução humana com o seu conteúdo espiritual de amor e entrega entre pessoas. Usado assim dentro do matrimónio, o sexo é correto.
2. O sexo é bom e importante?
Sim, foi criado por Deus e tem grande dignidade, porque trazer um filho ao mundo é uma das coisas maiores desta vida. Por isso o uso equivocado do sexo é um mal grave.
3. O sexo existe para obter prazeres?
Não. Produz prazer, mas não existe para isso. Na prostituição obtémm-se prazeres, mas trata-se de uso indevido da sexualidade.
4. Os prazeres sexuais são corretos?
São bons quando se obtémm dentro do plano previsto pelo Criador, orientado ao amor matrimonial e é abertura é vida.
5. Separados do matrimónio dão felicidade?
Nos esposos que se amam generosamente, podem aumentar a felicidade. Separados do amor matrimonial, produzem gosto, egoísmo, vazio interior e dificuldade para amar.
6. É natural gostar de pessoas do outro sexo?
Sim. Também é natural desejar encontrar o amor da própria vida e conservou-lo. Não é natural desejar prazeres sexuais com qualquer pessoa; isso é uma inclinação desordenada.
7. Onde situar a boda nesse processo?
Antes das manifestações de afeto de conteúdo sexual, porque os atos ligados ao sexo devem reservar-se ao matrimónio.
8. É correto o sexo no namoro?
Não. Não se pretende a reprodução, dificulta-se o amor verdadeiro por prazeres egoístas e diminui-se a dignidade das pessoas, tratando o corpo como objeto de uso.
9. E se nos amamos?
O uso da sexualidade é correto quando existe antes um compromisso péblico de amor para sempre, isto é, o matrimónio.
10. Entre casados pode usar-se o sexo de qualquer maneira?
Deve tratar-se de atos abertos é reprodução e coerentes com a dignidade do matrimónio.
Sexo no namoro?
1. A castidade melhora a comunicação
A intimidade fésica pode eclipsar formas mais profundas de comunicação. A castidade favorece a amizade, o diálogo pessoal, a superação de diferenças e a verdadeira intimidade emocional.
2. Melhora a relação com as famílias
Os pais costumam desejar que os filhos solteiros vivam a continência. Os namorados castos relacionam-se com mais serenidade com as próprias famílias e as da outra pessoa.
3. Facilita a liberdade
As relações sexuais unem com força e podem prolongar uma relação baseada só na atração ou na insegurança. A castidade conserva maior liberdade interior.
4. Reduz egoísmo e insegurança
As relações sexuais no namoro aumentam o egoísmo e podem gerar comparação, ciúmes e insegurança. A castidade favorece o respeito e outros modos de demonstrar carinho.
5. Ajuda o futuro matrimónio
O texto afirma que as parejas que coabitaram têm maior risco de divórcio. A castidade ajuda a preparar um amor mais estável e livre.