Sexo, sexualidade

Reflexões sobre sexo, sexualidade, castidade, namoro e o sentido humano e moral da sexualidade.

EspañolEspañol

A sexualidade

1. Para que Deus criou o sexo?

Para a reprodução. No ser humano, para a reprodução humana com o seu conteúdo espiritual de amor e entrega entre pessoas. Usado assim dentro do matrimónio, o sexo é correto.

2. O sexo é bom e importante?

Sim, foi criado por Deus e tem grande dignidade, porque trazer um filho ao mundo é uma das coisas maiores desta vida. Por isso o uso equivocado do sexo é um mal grave.

3. O sexo existe para obter prazeres?

Não. Produz prazer, mas não existe para isso. Na prostituição obtémm-se prazeres, mas trata-se de uso indevido da sexualidade.

4. Os prazeres sexuais são corretos?

São bons quando se obtémm dentro do plano previsto pelo Criador, orientado ao amor matrimonial e é abertura é vida.

5. Separados do matrimónio dão felicidade?

Nos esposos que se amam generosamente, podem aumentar a felicidade. Separados do amor matrimonial, produzem gosto, egoísmo, vazio interior e dificuldade para amar.

6. É natural gostar de pessoas do outro sexo?

Sim. Também é natural desejar encontrar o amor da própria vida e conservou-lo. Não é natural desejar prazeres sexuais com qualquer pessoa; isso é uma inclinação desordenada.

7. Onde situar a boda nesse processo?

Antes das manifestações de afeto de conteúdo sexual, porque os atos ligados ao sexo devem reservar-se ao matrimónio.

8. É correto o sexo no namoro?

Não. Não se pretende a reprodução, dificulta-se o amor verdadeiro por prazeres egoístas e diminui-se a dignidade das pessoas, tratando o corpo como objeto de uso.

9. E se nos amamos?

O uso da sexualidade é correto quando existe antes um compromisso péblico de amor para sempre, isto é, o matrimónio.

10. Entre casados pode usar-se o sexo de qualquer maneira?

Deve tratar-se de atos abertos é reprodução e coerentes com a dignidade do matrimónio.

Sexo no namoro?

1. A castidade melhora a comunicação

A intimidade fésica pode eclipsar formas mais profundas de comunicação. A castidade favorece a amizade, o diálogo pessoal, a superação de diferenças e a verdadeira intimidade emocional.

2. Melhora a relação com as famílias

Os pais costumam desejar que os filhos solteiros vivam a continência. Os namorados castos relacionam-se com mais serenidade com as próprias famílias e as da outra pessoa.

3. Facilita a liberdade

As relações sexuais unem com força e podem prolongar uma relação baseada só na atração ou na insegurança. A castidade conserva maior liberdade interior.

4. Reduz egoísmo e insegurança

As relações sexuais no namoro aumentam o egoísmo e podem gerar comparação, ciúmes e insegurança. A castidade favorece o respeito e outros modos de demonstrar carinho.

5. Ajuda o futuro matrimónio

O texto afirma que as parejas que coabitaram têm maior risco de divórcio. A castidade ajuda a preparar um amor mais estável e livre.