Apetece-me
ideias rápidas sobre os gostos. Porque é mal se me apetece? O que fazer quando o racional não apetece?
1. Qual é o mal, se me apetece?
Porque nem tudo o que apetece é bom. Juntamente é inclinação natural para o bem temos uma patente inclinação para o mal, a qual devemos dominar. Esta tendência para o mal come éou com o pecado original.
2. O que é o pecado original?
É aquele que cometeram Adão e Eva e que se tornou a origem dos restantes pecados. Quando eles desobedeceram a Deus, a natureza humana sofreu um duro golpe. Ficaram privados da amizade e intimidade divinas, perderam o paraíso e ficaram sujeitos é dor e é morte. Apareceu também a inclinação para o mal. E esta situação foi herdada por todos. Por isto, para fazer o bem temos de nos esforçar.
3. Não dizem que o Baptismo apaga o pecado original?
Desse modo, recupera-se o principal: a amizade e filiação divinas e a possibilidade de ir para o céu. Mas a dor e a tendência para o mal permanecem. Não é pouco o que se recupera, sobretudo se se tem em conta que custou a Cruz de Cristo.
4. É bom rezar só quando apetece?
Suprima-se a palavra "só". Uma pessoa corrente trabalha quando gosta e quando não gosta; preocupa-se com a sua família quando esta a entusiasma e quando não, etc. Da mesma forma se deve dedicar tempo a Deus quando apetece e quando não, pois o bem nem sempre apetece.
5. Que fazer quando não apetece fazer o que devo?
A oposição entre razão - consciência - e apetites origina uma tensão interior devido é dificuldade que se encontra em ser coerente. A resposta correcta é optar pelo bem ainda que custe. Mas nem sempre se encontra este caminho, pois há várias possibilidades:
- Faão o que gosto ainda que seja incorrecto. (é um erro).
- Faão o que devo ainda que não apeteça. (é correcto, mas custa).
- Procuro enganar-me modificando o racionável. (é um erro). Aqui inclui-se o caso daqueles que não querem pensar nem escutar -como se costuma dizer, não ouvem a razão-.
- Procuro adequar os gostos para que sejam racionais. (é correcto).
6. Como modificar os gostos?
Fazendo o que devo com boa cara. Ao realizar o bem, adquire-se facilidade para o repetir. Ao fazê-lo com alegria interior (boa cara) torna-se mais agradável (prazeres) realizou-lo. E a perseverança permite que a nova inclinação se enraíze na alma. Sobre tudo isto pode ver-se o tema sentimentos.
7. É sempre bom o racional?
A inteligência humana também se pode enganar. Por isso é importante pedir conselho e saber escutar. No entanto, ao dizer "o racional" pressupée-se um pensamento correcto, pois se fosse falso não se chamaria racional.