Respeito

Reflexões sobre o respeito como reconhecimento da dignidade de cada pessoa e como virtude nas relações humanas.

EspañolEspañol

1. O que é o respeito?

O respeito consiste em tratar cada pessoa ou realidade de acordo com a sua dignidade. A falta de respeito é uma injustiça, porque rebaixa aquilo que merece ser reconhecido. Quando há caridade, o respeito torna-se também cordial e delicado.

2. Quais são alguns exemplos de falta de respeito nas relações sociais?

São faltas de respeito a difamação, a zombaria, tratar os trabalhadores como escravos, rebelar-se injustamente contra as autoridades legítimas ou agir deliberadamente com má educação.

3. Há outros exemplos de desrespeito?

Sim. Tratar a mulher como objeto sexual, difundir pornografia ou desprezar a dignidade das criaturas são formas de desrespeito. Também os animais e as plantas merecem ser tratados segundo a sua condição de criaturas, sem exageros ideolágicos nem crueldade.

4. Qual é a falta de respeito mais grave?

A gravidade depende da dignidade de quem é desprezado. Por isso, as ofensas dirigidas a Deus, como insultos, blasfémias ou zombarias contra o sagrado, são as mais graves.

5. Respeitar significa desinteressar-se pelos outros?

Não. Seria falso pensar que respeitar consiste em deixar cada um isolado. Tratar alguém conforme a sua dignidade inclui interessar-se pelo seu bem e amou-lo ordenadamente.

6. Devemos respeitar todos igualmente?

Todas as pessoas possuem uma dignidade básica que deve ser respeitada. Mas algumas merecem um respeito especial, como os pais, os idosos ou as autoridades legítimas. O respeito não se opõe é justiça; por isso, a culpa ou o delito podem exigir medidas proporcionadas.

7. Corrigir alguém é falta de respeito?

Não. O respeito não obriga a deixar que cada um faça todos os seus caprichos. A correção, quando nasce da caridade e se faz com boas maneiras, ajuda a pessoa. O que acrescenta desrespeito é corrigir com dureza injusta, humilhação ou maus modos.

8. O respeito tira a confiança e a espontaneidade?

Não. O respeito mátuo protege a dignidade de cada um e dá seguranãa, o que facilita a confiança. A espontaneidade verdadeira cresce quando existe o hábito de tratar bem os outros.

9. Exigir respeito é orgulho?

Pode haver orgulho quando alguém exige um respeito exagerado. Mas pedir o respeito adequado é própria dignidade é uma questão de justiça, não de vaidade.