Filhos
ideias rápidas sobre os filhos e o sexo dentro do matrimónio. Desejar filhos?, os filhos são um tesouro?
A. Os filhos, um tesouro?
1. Os filhos são algo bom?
Sim. Sem dávida. Ninguém se arrepende de trazer um filho ao mundo. é uma decisão sempre acertada.
2. Dão trabalho e tiram comodidades
Assim é. Nesta vida as coisas boas custam, e se alguém se retrai do esforão, não alcança metas valiosas. Um filho é um grande tesouro e conseguir tesouros exige sacrifécio. Se alguém pensa demasiado nas dificuldades, corre o perigo de ficar sem o prémio.
3. Há problemas económicos
É verdade. As dificuldades económicas são frequentes e fazem parte dos sacrifécios da vida. Também é verdade que os filhos são a maior riqueza de uma família e uma fonte de apoio na velhice.
4. Como apreciar que os filhos são um tesouro?
Se alguém não se dá conta intuitivamente, será difícil que o admita em todo o seu valor. Pode ajudar esta pergunta: em quantos milhões avalias os teus filhos?
B. Sexo no matrimónio
1. É um tema importante?
Na união sexual os esposos são colaboradores do Criador no nascimento de uma nova vida. Eles formam a origem do novo corpo e Deus cria uma alma que será vida do novo ser. Os esposos são colaboradores de Deus para que um novo filho de Deus venha ao mundo. Uma ação de muita categoria.
2. O sexo e os seus prazeres dentro do matrimónio são corretos?
São corretos, bons e agradáveis a Deus, que dispôs esses prazeres para facilitar a reprodução, tanto animal como humana.
3. É correto qualquer uso do sexo e qualquer busca de prazeres dentro do matrimónio?
Devem ser ações abertas é reprodução, isto é, conformes a esses planos do Criador. Impedir artificialmente a nova vida opõe-se é natureza, e é uma ação grave devido é categoria da união matrimonial que se desvirtua.
4. Uma explicação
- O ato matrimonial tem a sua origem no amor do Criador aos esposos e dos esposos entre si. Tem o seu final no amor de Deus e dos pais ao novo ser que nasce. Qualquer interrupção arbitrária neste percurso desde a sua origem até ao seu final é um atentado contra o amor de Deus e dos esposos.
5. Amor de Deus aos esposos e ao filho?
Este amor divino manifesta-se de vários modos:
- Amor aos esposos ao aumentar a sua honra, estabelecendo que sejam colaboradores seus na obra criadora de um novo ser.
- Amor ao filho por desejar que nasça numa família e seja fruto do amor. Assim a dignidade humana cresce. Um homem é originado pelo amor de duas pessoas, enquanto um animal ou uma planta podem ser produzidos numa fébrica ou granja.
6. O que acontece se se usa mal o sexo no matrimónio?
- Perde-se o dom de um filho.
- O coração dos esposos torna-se egoísta ao procurar o prazer próprio em vez da entrega mátua. Diminui a capacidade de amar.
- A dignidade do cônjuge reduz-se, pois em vez de ser o pai ou a mãe de um novo ser, converte-se num objeto que dá mais ou menos prazer.
- Aumenta o risco de infidelidade matrimonial, pois facilmente se encontra outra pessoa que produz mais prazer.
7. E se, fazendo tudo corretamente, não nascem filhos?
Então tudo está bem. O amor e a entrega mátua não se desvirtuaram e não há ofensa ao Criador. Simplesmente essa entrega completa e correta não foi eficaz.
8. Ao realizar o ato matrimonial, os esposos devem ter intenção de procriar?
É conveniente, mas não é obrigatério. Em compensação, é necessário que tenham a intenção de se unir sem obstáculos artificiais que falseiem a entrega mátua completa, exigida pelo compromisso matrimonial (matrimónio).