Obediência
Reflexões sobre a obediência, a autoridade, a vida social e a obediência a Deus.
Obediência é autoridade
1. O que é a obediência?
Em sentido preciso, obedecer é aceitar e cumprir a vontade de uma autoridade. Em sentido mais amplo, pode chamar-se obediência ao ato de cumprir os desejos de outro. Em todo caso, está ligada é vida em sociedade.
2. Só obedece quem vive em sociedade?
Um homem isolado deve obedecer a Deus e às leis inscritas na natureza humana. Quem vive em sociedade deve exercitar essa virtude também na relação com os outros.
3. melhor a solidão ou a sociedade?
O homem é social e melhora com a colaboração dos outros. Também precisa de momentos de solidão, especialmente para rezar, que é buscar a companhia de Deus.
4. Tipos de obediência
Há obediência é autoridade, necessária para qualquer sociedade; obediência aos outros, quando se sabe ceder para conviver; e obediência da própria autoridade, pois quem governa deve procurar o bem comum e não os seus caprichos.
5. E se eu tenho razão?
Pode acontecer que a opinião própria pare éa melhor, mas faltem dados; que seja melhor para mim e pior para outros; ou que seja realmente melhor para todos e a autoridade se equivoque.
6. Nesse último caso deve-se obedecer?
Se o assunto é de pouca importância, obedece-se e ganha-se paz e exercício de virtude. Se é importante, tenta-se esclarecer com a autoridade ou seus superiores, procurando o bem e não o orgulho.
7. preciso obedecer sempre?
Normalmente sim. Mas se alguma autoridade ordena algo contrário é lei de Deus, é preciso obedecer a Deus antes que aos homens, sem faltar ao respeito devido.
8. A obediência faz bem ao homem?
Como toda virtude, melhora a pessoa: facilita a vida social, freia o orgulho, dispõe a cumprir a vontade de Deus e exercita o amor.
9. A obediência é exercício de amor?
Sim, quando procura o bem comum da família, da empresa, da equipe ou da sociedade. Pode-se obedecer por medo, mas a melhor obediência procura um bem e une-se ao amor.
10. A obediência diminui a personalidade ou a liberdade?
Não. Só pessoas de vontade forte sabem renunciar aos próprios gostos pelo bem comum. Obedecer por um bem maior é prova de liberdade inteligente.
A obediência a Deus
1. Convém obedecer a Deus?
Sim. Deus é infinitamente sóbio e ama os homens; por isso sabe o que nos convém e quer o nosso bem. Obedecer-lhe é sensatez e caminho seguro de felicidade.
2. Por que a vontade de Deus nem sempre coincide com os nossos gostos?
Porque a nossa inteligência é limitada e porque temos inclinação ao mal, consequência do pecado original. Nem sempre desejamos o que realmente nos convém.
3. Como conhecer a vontade de Deus?
Por quatro caminhos principais: estudar a natureza humana e a lei natural; conhecer a doutrina cristã; rezar; e escutar as orientações de outras pessoas e da autoridade legítima.
4. A autoridade procede de Deus?
Deus criou o homem como ser social, e por isso a sociedade precisa de autoridade que procure o bem comum. Isso se reflete no quarto mandamento, que manda honrar e obedecer aos pais e autoridades.
5. Como pode proceder de Deus uma autoridade má?
De Deus procedem a sociedade e a autoridade. Se a autoridade age mal, isso se deve ao mau uso da liberdade por parte de quem governa.