O mal
ideias rápidas sobre o mal. Por que o Senhor o permite? Explicações insuficientes. Esclarecimentos mais corretos.
A. O problema do mal
1. Se Deus é bom e todo-poderoso, por que permite o mal?
2. Algumas explicações equivocadas
- Há mal no mundo, logo Deus desentende-se do que acontece no planeta terra. (Esta explicação opõe-se é bondade divina).
- Há mal no mundo, logo há dois deuses, um bom e outro mau. (Mas a maldade não pode ser própria de um ser perfeito).
- Há mal no mundo, logo não há Deus. (E agora temos dois problemas: continuamos sem saber por que há mal e acrescentamos a dávida sobre por que há bem).
3. Algumas explicações corretas
- Há coisas que nos parecem males mas na realidade não o são. Por exemplo, uma mãe afasta o frasco de veneno que o seu filho pretendia. O filho chora, mas a sua mãe não é má. Muitas vezes as dores e doenças fazem as pessoas recapacitar e encaminhar melhor as suas vidas. Nesses casos compreende-se que o Senhor permita que sofram. Até o tremendo mal da morte é ao mesmo tempo um bem porque é a porta do céu. A nossa avaliação sobre o que é um mal nem sempre é acertada.
- Outra explicação também correta: os males são consequência do pecado original e servem como penitência pelos pecados. Esta ideia esclarece a origem do mal e dá maior sentido às penas terrenas. Os nossos pecados, embora tenham sido perdoados na confissão, continuam a reclamar uma reparação. Os sofrimentos desta vida oferecidos a Deus reparam os pecados e tiram tempo de purgatério.
- A explicação talvez mais clara: se Deus permite um mal é porque procura obter um bem; um bem que só pode alcançar-se dando a possibilidade de que surja um mal. (Aqui permitir não significa aprovar, mas equivale a não impedir). Dizíamos no comeão que se Deus é bom e todo-poderoso e permite um mal, será porque terá razões de peso para agir assim. Estes motivos esclarecem-se agora um pouco: se permite um mal é para obter um bem.
B. Esclarecimentos
4. Por que Deus criou um mundo melhorável se podia fazê-lo perfeito?
5. Por que há dores e doenças?
6. Por que Deus permitiu o pecado de Adão e Eva?
7. Não podia ter-nos criado diretamente no céu?
8. Em resumo, se Deus é bom e todo-poderoso, por que permite o mal? Porque alám de bom e todo-poderoso é infinitamente sóbio, e conhece o modo de obter bens a partir desses males que não deseja. Por exemplo, permitiu o tremendo mal da Cruz e tirou o grande bem da salvação dos homens. Um ditado resume sabiamente: "não há mal que não traga algum bem".
9. O que diz a Igreja sobre o problema do mal?
10. E os males naturais?
11. Deus não poderia evitar essas mortes?
12. Deus quer que os homens morram?
13. Deus é mau porque não suprime o mal?
14. Não os suprimirias?
- Para os que se comportam mal, o sofrimento é uma chamada de atenção para mudar vidas que não vão bem.
- Quem pecou tem na dor uma oportunidade de reparar e fazer penitência.
- Quem leva uma vida santa deseja sofrer para aliviar a cruz do Senhor ajudando-o na redenção.