Morte

ideias rápidas sobre a morte. O que acontece na morte e depois da morte? Tristeza e realismo perante a morte. Pode prevenir-se a morte?

EspañolEspañol

A. O que acontece na morte e depois da morte?

1. Por que morremos?

A alma é espiritual e não pode morrer; mas morremos porque, alám de espirituais, somos materiais; e o material divide-se ou corrompe-se. No princípio Deus concedeu a Adão e Eva o dom da imortalidade corporal, mas perderam-no pelo pecado original. Desde então todos os homens morrem.

2. O que acontece na morte?

A morte consiste na separação da alma e do corpo. Tem lugar quando o corpo se deteriora tanto que a alma é incapaz de o manter em vida. Então produz-se a rutura. O corpo sem alma passa a ser um cadáver. Em compensação, a alma dirige-se ao seu destino.

3. O que acontece é alma depois da morte?

Esta pergunta pode responder-se melhor com ajuda da fé, aceitando o que Jesus Cristo nos ensinou. Segundo isto, imediatamente depois da morte tem lugar o chamado juízo particular, onde Deus nosso Senhor julga cada pessoa. A sentença deste juízo pode ser tripla:
  • Ao céu vão os que morrem em graça de Deus. Ali gozam da máxima felicidade sem mistura de mal algum, e para sempre.
  • Ao inferno vão os que morrem em pecado mortal. Ali sofrem penas eternas.
  • Ao purgatério vão os que morrem em graça de Deus, mas com a alma menos brilhante do que o necessário para ir ao céu. No purgatério há grandes sofrimentos, mas também esperança, pois sabem que depois de purificar-se verão Deus.

4. Sem ajuda da fé, pode saber-se se há algo depois da morte?

Pode saber-se que a alma é espiritual (pois realizamos operações espirituais como compreender esta web). Sendo espiritual, é imortal (pois só os seres materiais podem partir-se ou apodrecer). E como a alma não morre, conhece-se que há outra vida depois da morte.

5. Sem ajuda da fé, sabe-se se há prémios e castigos depois da morte?

Nesta vida, muitas vezes quem age mal triunfa, enquanto as pessoas santas às vezes sofrem muito. Isto é contrário é justiça divina... Como Deus é justo e nesta vida as coisas são assim, o Senhor deve premiar na outra vida os que agiram bem.

B. Tristeza e realismo perante a morte

1. Por que nos preocupa a morte?

normal que a morte nos entriste éa, pois desejamos conservar a vida. No entanto, a morte preocupa menos quem sabe que depois há outra vida. Se se pensa no que se deixa, surge a tristeza; se se pensa na vida que nos espera, a angústia diminui.

2. O que fazer para que a morte nos preocupe menos?

Para diminuir a tristeza perante a morte recomenda-se levar bem a vida cristã: confessar-se com frequência, rezar... Se cresce a proximidade e confiança em Deus, diminuem os temores. Outro conselho é recordar a filiação divina, pois que temerá um filho de Deus, um filho de Maria?

3. mau pensar na morte?

Não é mau nem pessimista. é são realismo. às vezes pensar na morte dá paz, pois as dificuldades da vida não duram sempre. No final da batalha espera-nos a felicidade da vida eterna junto de Deus.

4. São realismo?

Vamos morrer. Com toda a certeza. é uma realidade que ninguém pée em dávida. Ninguém discute. é totalmente segura. E afeta muito a vida humana, de modo que a sensatez convida a encarar a vida tendo em conta a realidade indubitável da morte.

5. Como encarar assim a vida?

A certeza da morte traz realismo é vida em vários temas:
  • Aproveitamento do tempo: o tempo de que dispomos para fazer o bem é limitado.
  • Valor relativo dos bens materiais: são úteis se permitem realizar as boas obras que conduzem é felicidade eterna.
  • O corpo possui grande dignidade e deve ser protegido, mas no final morre e apodrece, enquanto a alma permanece. Portanto, convém dar maior importância ao cuidado da alma. Própria e alheia.
  • Depois da morte vem o juízo de Deus e convém viver dispostos a ser julgados, mantendo o desejo com obras de ganhar o céu.

C. Pode prevenir-se a morte?

1. Pode prevenir-se a morte?

Embora a morte surja de improviso, é possível estar preparados de modo que, venha a morte quando vier, o resultado seja ir para o céu. E assim é importante viver em graça de Deus, com a alma limpa de pecados mortais, confessando-se quando for necessário. Se alguém deseja evitar também o purgatério, será útil reparar os seus pecados com sacrifécios e boas obras. Em resumo, a melhor preparação para a morte é levar uma vida santa. Outro bom recurso é o escapulário.

2. E se a morte já se vê próxima?

Quando a morte se vê próxima, convém dispor-se para o encontro com Deus. Recomendam-se várias coisas:
  • Receber vários sacramentos; nesta ordem: Confissão (sobretudo se há pecados mortais), Unção dos enfermos (que precisamente ajuda nesses momentos), e Comunhão.
  • Aumentar a oração e o desejo do céu; fomentar a piedade, por exemplo, beijando um crucifixo.
  • Renovar a intenção de ganhar as indulgências. Em especial interessa ganhar a indulgência plenária que a Igreja concede no momento da morte, dirigindo ao céu sem passar pelo purgatério.

3. Como se consegue essa indulgência?

Para ganhar uma indulgência plenária no momento da morte, basta estar em graça de Deus, rejeitar qualquer pecado e desejar obter essa indulgência. Também é preciso ter rezado alguma vez, mas isto soa tão fácil que custa chamou-lo requisito.