Morte
ideias rápidas sobre a morte. O que acontece na morte e depois da morte? Tristeza e realismo perante a morte. Pode prevenir-se a morte?
A. O que acontece na morte e depois da morte?
1. Por que morremos?
A alma é espiritual e não pode morrer; mas morremos porque, alám de espirituais, somos materiais; e o material divide-se ou corrompe-se. No princípio Deus concedeu a Adão e Eva o dom da imortalidade corporal, mas perderam-no pelo pecado original. Desde então todos os homens morrem.
2. O que acontece na morte?
A morte consiste na separação da alma e do corpo. Tem lugar quando o corpo se deteriora tanto que a alma é incapaz de o manter em vida. Então produz-se a rutura. O corpo sem alma passa a ser um cadáver. Em compensação, a alma dirige-se ao seu destino.
3. O que acontece é alma depois da morte?
Esta pergunta pode responder-se melhor com ajuda da fé, aceitando o que Jesus Cristo nos ensinou. Segundo isto, imediatamente depois da morte tem lugar o chamado juízo particular, onde Deus nosso Senhor julga cada pessoa. A sentença deste juízo pode ser tripla:
- Ao céu vão os que morrem em graça de Deus. Ali gozam da máxima felicidade sem mistura de mal algum, e para sempre.
- Ao inferno vão os que morrem em pecado mortal. Ali sofrem penas eternas.
- Ao purgatério vão os que morrem em graça de Deus, mas com a alma menos brilhante do que o necessário para ir ao céu. No purgatério há grandes sofrimentos, mas também esperança, pois sabem que depois de purificar-se verão Deus.
4. Sem ajuda da fé, pode saber-se se há algo depois da morte?
Pode saber-se que a alma é espiritual (pois realizamos operações espirituais como compreender esta web). Sendo espiritual, é imortal (pois só os seres materiais podem partir-se ou apodrecer). E como a alma não morre, conhece-se que há outra vida depois da morte.
5. Sem ajuda da fé, sabe-se se há prémios e castigos depois da morte?
B. Tristeza e realismo perante a morte
1. Por que nos preocupa a morte?
normal que a morte nos entriste éa, pois desejamos conservar a vida. No entanto, a morte preocupa menos quem sabe que depois há outra vida. Se se pensa no que se deixa, surge a tristeza; se se pensa na vida que nos espera, a angústia diminui.
2. O que fazer para que a morte nos preocupe menos?
Para diminuir a tristeza perante a morte recomenda-se levar bem a vida cristã: confessar-se com frequência, rezar... Se cresce a proximidade e confiança em Deus, diminuem os temores. Outro conselho é recordar a filiação divina, pois que temerá um filho de Deus, um filho de Maria?
3. mau pensar na morte?
Não é mau nem pessimista. é são realismo. às vezes pensar na morte dá paz, pois as dificuldades da vida não duram sempre. No final da batalha espera-nos a felicidade da vida eterna junto de Deus.
4. São realismo?
Vamos morrer. Com toda a certeza. é uma realidade que ninguém pée em dávida. Ninguém discute. é totalmente segura. E afeta muito a vida humana, de modo que a sensatez convida a encarar a vida tendo em conta a realidade indubitável da morte.
5. Como encarar assim a vida?
A certeza da morte traz realismo é vida em vários temas:
- Aproveitamento do tempo: o tempo de que dispomos para fazer o bem é limitado.
- Valor relativo dos bens materiais: são úteis se permitem realizar as boas obras que conduzem é felicidade eterna.
- O corpo possui grande dignidade e deve ser protegido, mas no final morre e apodrece, enquanto a alma permanece. Portanto, convém dar maior importância ao cuidado da alma. Própria e alheia.
- Depois da morte vem o juízo de Deus e convém viver dispostos a ser julgados, mantendo o desejo com obras de ganhar o céu.
C. Pode prevenir-se a morte?
1. Pode prevenir-se a morte?
Embora a morte surja de improviso, é possível estar preparados de modo que, venha a morte quando vier, o resultado seja ir para o céu. E assim é importante viver em graça de Deus, com a alma limpa de pecados mortais, confessando-se quando for necessário. Se alguém deseja evitar também o purgatério, será útil reparar os seus pecados com sacrifécios e boas obras. Em resumo, a melhor preparação para a morte é levar uma vida santa. Outro bom recurso é o escapulário.
2. E se a morte já se vê próxima?
Quando a morte se vê próxima, convém dispor-se para o encontro com Deus. Recomendam-se várias coisas:
- Receber vários sacramentos; nesta ordem: Confissão (sobretudo se há pecados mortais), Unção dos enfermos (que precisamente ajuda nesses momentos), e Comunhão.
- Aumentar a oração e o desejo do céu; fomentar a piedade, por exemplo, beijando um crucifixo.
- Renovar a intenção de ganhar as indulgências. Em especial interessa ganhar a indulgência plenária que a Igreja concede no momento da morte, dirigindo ao céu sem passar pelo purgatério.