Ceu
ideias rápidas sobre o céu. Que prémios há no céu? Há algum atalho para chegar ao céu? Convém desejá-lo?
1. O que é o céu?
Chama-se céu ao estado de felicidade daqueles que morrem na graça de Deus. É a sentença de prémio no juízo divino. É a situação de gozo completo, sem mistura das dores, que recebem aqueles que alcançaram a santidade e se apresentam diante do Senhor com a alma limpa, brilhante, adornada de virtudes e boas obras.
2. Que prémios há no céu?
O céu é um prémio eterno. Ali, ninguém pode pecar, nem o deseja. Só se ama o bem. Os prazeres do céu duram para sempre, nunca terminam. Costumam agrupar-se em dois:
- A visão de Deus. É o prémio principal: a união com Deus, a intimidade com o Senhor que é o Bem supremo e origem de todos os bens e prazeres possíveis. E como Deus é infinito, o gozo do céu é sempre crescente e inesgotável a felicidade.
- A felicidade completa. Todos os bons desejos satisfeitos, todas a ilusões cumpridas. Na companhia dos anjos, dos santos, e de Santa Maria.
3. Porque custa tanto imaginar a grande felicidade no céu?
Porque o maior gozo do céu é espiritual e, nesta vida, há muita tendência para procurar a felicidade em assuntos materiais. Assim, perde-se agilidade para captar os bens espirituais e o seu valor superior.
4. Há diversos prazeres no céu?
Sim. Os mais santos gozarão no céu de uma felicidade maior. Costuma pôr-se o seguinte exemplo: imaginemos vários recipientes de diversa capacidade: um copo, uma garrafa, uma talha de barro, um tonel. Se os enchemos, todos estarão cheios, cada um de acordo com a sua capacidade. No céu seremos completamente felizes, mas cada um de acordo com a capacidade do seu coração.
5. No céu continuaremos a amar os nossos seres queridos?
Todas as pessoas do céu serão seres queridos, especialmente os que agora são apreciados e os que nos tenham feito algum bem. Ali, será conhecido esse bem.
B. COMO ALCANÇAR O CÉU?
6. O céu é um auto-prémio?
Em parte sim, pois cada um o alcança com os seus méritos e boas obras. Mas, melhor, é fruto do amor de Deus que estabeleceu gratuitamente esse prémio tão grande. Ninguém pode auto-elevar-se ao céu, é o Senhor quem o outorga.
7. Que caminho conduz ao céu?
Nosso Senhor indicou-nos o modo de vida que nos levará ao céu. Basta por em prática os seus ensinamentos. Para consegui-lo, será necessário contar com a ajuda dos sacramentos e da oração.
8. Conselhos e atalhos para ir para o céu?
Para avançar rapidamente em direcção ao céu, costuma-se recomendar:
- Relembras com frequência os ensinamentos de Cristo (doutrina cristã).
- Recorrer frequentemente à confissão.
- Devoção confiada a Maria Santíssima.
9. Convém desejar o céu?
É muito conveniente desejar o céu fomentando o ânimo e a esperança de chegar a ver a Deus. Além de desejá-lo, deverá ir-se dando passos em direcção ao céu, mas caminha-se mais rapidamente em direcção dos ideais se se fomenta a ilusão pela meta.
10. Desear el cielo não é egoísmo?
O egoísmo é um amor próprio exagerado e que prescinde dos outros. Por seu lado, o desejo do céu é um amor próprio correcto - o melhor - e não esquece os outros, já que o caminho para o céu inclui a caridade, o amor a Deus, o serviço, o afã apostólico, etc.