Responsabilidade

Reflexões sobre a responsabilidade, suas condições, tipos e modos de crescer nessa virtude.

EspañolEspañol

A responsabilidade: condições e tipos

1. O que é a responsabilidade?

Uma pessoa responsável toma decisões conscientemente e aceita as consequências dos seus atos, disposta a prestar contas. Responsabilidade é a capacidade de responder pelos próprios atos.

2. Condições para haver responsabilidade

São necessárias liberdade e lei. As ações devem ser livres, e deve existir uma norma a partir da qual se possam julgar os atos.

3. Responsabilidade diante de quem?

O homem responde diante de Deus, da própria consciência e de outros homens. Diante dos demais, há responsabilidade jurídica, familiar, laboral e outras.

4. Pode haver excesso de responsabilidade?

Sim, quando se pedem contas de comportamentos que não estavam regulados ou não precisavam só-lo. Isso costuma acontecer quando falta amor é liberdade.

É bom ser responsável?

1. Como diminui a responsabilidade?

Diminui quando diminui a liberdade, isto é, quando se perturbam a vontade e o entendimento. Exemplos são violência, ignorência e medo.

2. melhor ser pouco responsável?

Não. é melhor ser livre, dono dos próprios atos, capaz de decidir e assumir consequências. Dá gosto contar com alguém que cumpre compromissos.

3. Por que a responsabilidade soa mal?

Porque costuma associar-se a erros e castigos, parece limitar a liberdade, contraria comodidades e às vezes se vê como inimiga da diversão. Na verdade, responsabilidade e liberdade andam juntas.

4. Que desculpas existem para evitou-la?

Culpar os outros, invocar falsamente a liberdade, evitar refletir, dizer que nada importa ou usar desculpas religiosas falsas, como pensar que Deus aprova tudo.

Como melhorar a responsabilidade?

1. Como ser mais responsáveis?

Ajuda perceber claramente que do nosso comportamento dependem coisas grandes. Quem tem ideais elevados assume logo as consequências das suas decisões.

2. Que virtudes ajudam?

A valentia, para prestar contas; a humildade, para reconhecer falhas; e a piedade baseada na filiação divina, para procurar agradar a Deus.

3. A responsabilidade melhora com a idade?

Pode aumentar porque as decisões se tornam mais importantes, mas não melhora automaticamente: depende dos hábitos adquiridos.

4. Como exercitou-la?

Cumprindo encargos e compromissos, refletindo diante da consciência, reconhecendo erros e fomentando a responsabilidade diante de Deus com a meditação da Paixão, do céu e também do inferno.

5. Como impulsionar outros?

Apresentando positivamente a pessoa responsável, dando encargos e perguntando por eles, reconhecendo o que se fez bem e usando prémios e correções sem fazer que tudo gire em torno disso.