Agnosticismo

ideias rápidas sobre o agnosticismo. Podemos conhecer Deus?

EspañolEspañol

1. O que é o agnosticismo?

O agnosticismo é uma teoria filosófica que considera inacessível ao conhecimento humano aquilo que não pode ser captado pelos sentidos. Renuncia a procurar a verdade fora do campo do sensível. Em especial, o agnosticismo renuncia a procurar Deus.

2. Para os agnósticos, Deus existe?

O agnosticismo não se pronuncia a respeito da existência de Deus. Não diz que exista nem que não exista. No entanto, na prática, os agnósticos vivem como se Deus não existisse.

3. O agnosticismo é apenas uma teoria?

Aparentemente, o agnosticismo é apenas uma teoria, mas na realidade tem consequências práticas importantes. Na prática, é um ateísmo.

4. O agnosticismo é científico?

As ciências positivas (ver positivismo) só admitem aquilo que pode ser captado pelos sentidos. Sob este aspecto, o agnosticismo tem aparência científica. Mas a realidade é mais ampla do que aquilo que é mensurável. Por exemplo, decidiu ler este artigo, e nenhum aparelho científico é capaz de detectar o seu pensamento; no entanto, a sua inteligência e a sua vontade existem realmente, ainda que não se vejam. Do mesmo modo, o sentimento de ódio não é detectável por aparelhos, mas é tão real que causa guerras. Reduzir o razoável ao mensurável é uma limitação da razão.

5. Pode conhecer-se a existência de Deus?

Deus é um ser espiritual e, portanto, os agnósticos acertam ao dizer que não se pode vê-lo nem tocou-lo. No entanto, a existência de Deus pode ser conhecida observando as obras divinas. Analisando a criação, descobre-se o Criador, do mesmo modo que, ao ver as pirámides, se fala do povo egípcio.

6. Exemplos?

Quem organizou o sol, a lua, a lei da gravidade? Quem desenhou o dedo com que clica no rato? Estas coisas tão bem pensadas é impossível, verdadeiramente impossível, que surjam por acaso. Se se encontra uma caneta num planeta, ninguém pensa que apareceu sozinha; imediatamente será notícia a existência de seres racionais nesse planeta. Se se vê um ser humano, é razoável aceitar a existência do seu Criador. Não somos deuses, mas criaturas. (Ver evolucionismo).

7. Podemos conhecer Deus?

Os agnósticos acertam ao dizer que o entendimento humano é limitado e que nunca poderemos conhecer Deus por completo. No entanto, é possível saber algo a respeito de Deus, de vários modos:
  • Usando apenas a razão, podemos conhecer que Deus existe, que há um único Deus, que é eterno, bom, inteligente, criador do mundo, etc. Qualquer perfeição das criaturas procede do Criador e encontra-se em grau máximo n'Ele.
  • A isto acrescenta-se o que sabemos porque o próprio Deus nos manifestou, principalmente com os ensinamentos de Jesus Cristo. E aquilo que o Senhor mostra aos homens nos momentos de oração.
  • Finalmente, no céu será concedida uma graça especial para que possamos conhecer Deus mais intimamente.