opus dei
SÃO JOSEMARÍA ESCRIVÁ
biografia ampla
(Biografia breve)

Infância e juventude

1902 . . . Em 9 de Janeiro São Josemaría Escrivá de Balaguer nasce em Barbastro (Espanha).

1914 . . . Ruína económica da família Escrivá. Pouco depois mudam-se para Logronho, onde o seu pai encontrou um emprego para sustentar a família.

1917 . . . Nos últimos dias do ano as pegadas na neve dos pés descalços de um carmelita levam-no a um maior amor a Deus. São Josemaría Escrivá decide fazer-se sacerdote. No ano seguinte termina os estudos secundários e começa os estudos eclesiásticos no Seminário de Logronho.

Sacerdote

1920 . . . São Josemaría Escrivá entra no Seminário de Saragoça para completar os estudos sacerdotais, aos quais acrescenta a licenciatura em Direito.

1925 . . . Em 28 de Março São Josemaría é ordenado sacerdote, e destinado à aldeola de Perdiguera; depois a capelania de S. Pedro Nolasco, e a paróquia de Fombuena. Ao mesmo tempo dá aulas para sustentar a família, pois o seu pai faleceu alguns meses antes da ordenação.

1927 . . . São Josemaría Escrivá muda-se para Madrid para realizar o doutoramento em Direito Civil. Ali é nomeado capelão do Patronato dos Doentes; e posteriormente das Agostinhas Recolectas.

Fundador do Opus Dei

1928 . . . No dia 2 de Outubro, em Madrid, Deus Nosso Senhor fez ver o Opus Dei a São Josemaría Escrivá. A partir desse momento a sua história decorre paralela com a do Opus Dei.

1936 . . . Graves perigos de morte durante a guerra civil espanhola. Depois da guerra, às dificuldades económicas somam-se calúnias e incompreensões.

1939 . . . Publica "Caminho". Muitos Bispos convidam-no a pregar cursos de retiro ao clero das suas dioceses. Ao mesmo tempo, promove a expansão do Opus Dei em Espanha.

1946 . . . São Josemaría Escrivá muda-se para Roma, onde obtém a aprovação pontifícia do Opus Dei. É nomeado Prelado doméstico de Sua Santidade. Mais adiante será Consultor de duas congregações vaticanas e membro da pontifícia academia de teologia.

1954 . . . São Josemaría Escrivá cura-se milagrosamente da grave diabetes que padecia há dez anos. Continua impulsionando o desenvolvimento do Opus Dei no mundo.

Últimos anos

1967 . . . Publica "Temas Actuais do Cristianismo". Anos mais tarde publicará o livro de homilias intitulado "Cristo que passa".

1970 . . . São Josemaría Escrivá reza a Nossa Senhora em numerosos santuários europeus, e no México. Pede pela Igreja, o Papa e o Opus Dei.

1972 . . . Percorre em catequese Espanha e Portugal. Posteriormente fará o mesmo na América do Sul.

1975 . . . São Josemaría morre no dia 26 de Junho. Grande número de bispos pede que se inicie a sua causa de canonização.

2002 . . . Em 6 de Outubro, João Paulo II declara-o santo.


english:what is opus dei?saint josemaría escrivá biography
deutsch:was ist das opus dei?hl. josefmaria escrivá biographie
français:qu'est ce que l'opus dei?saint josémaria escrivá biographie
italiano:¿che cos`é l'opus dei?san josemaría escrivá biografia
po polsku:co to jest opus dei?sw. josemaríi zyciorys
español:¿qué es el opus dei?s. josemaría escrivá biografía
opus dei mapa web
id