Ordem
Reflexões sobre a ordem como virtude humana, sua relação com o tempo, as coisas, os deveres e a vida interior.
1. O que é a ordem?
É a virtude que dispõe cada coisa no seu lugar e cada ação no seu momento, segundo uma hierarquia correta de valores.
2. Por que é importante?
Porque facilita o trabalho, economiza tempo, evita esquecimentos, dá paz e permite dedicar energias ao que realmente importa.
3. A ordem é só material?
Não. Há ordem nas coisas, no tempo, nas prioridades, nos afetos, no estudo, no trabalho e na vida espiritual.
4. Como melhorar?
Fixando horários razoables, cuidando pequenos detalhes, terminando tarefas, evitando acumular desordem e colocando Deus e os deveres principais no primeiro lugar.