Namoro
Reflexões sobre o namoro, o amor, a preparação para o matrimónio, a castidade e a escolha responsável.
1. O que é o namoro?
É uma etapa de conhecimento e amadurecimento do amor entre um homem e uma mulher, orientada a discernir se convém chegar ao matrimónio.
2. Qual é o seu fim?
Preparar uma possível entrega matrimonial. Por isso deve favorecer conhecimento mátuo, amizade, respeito, confiança, virtudes e capacidade de formar uma família.
3. O namoro é só sentimento?
Não. O sentimento ajuda, mas o amor verdadeiro procura o bem do outro e deve ser guiado pela inteligência, pela vontade e pela responsabilidade.
4. Por que viver a castidade?
Porque protege a liberdade, a dignidade do corpo, a verdade do amor e a preparação para o matrimónio. Evita reduzir o outro a objeto de prazer.
5. Como saber se convém casar?
Observando se há amor verdadeiro, fé ou respeito pelos valores essenciais, capacidade de sacrifécio, lealdade, maturidade, projeto de família e vontade de entrega para sempre.
6. E se não convém continuar?
Deve-se agir com sinceridade e caridade. O namoro não é matrimónio; se se vê que não há caminho para uma entrega fiel e boa, é melhor terminar com respeito.