id A educaçao: ideias rápidas sobre a educação. O que é educação e educação diferenciada? Benefícios da educação diferenciada.
éducation(fr) educación(esp)
A EDUCAÇAO
  • A. A Educação.
  • B. A educação diferenciada.
  • C. Os tópicos típicos.
A. A EDUCAÇÃO

1. O que é a educação? Educar engloba vários significados: ensinar, conduzir, formar - dar forma -. Educação é a actividade que procura ensinar, orientar comportamentos, dar formação teórica e prática em algum aspecto. Por exemplo, existe educação desportiva, profissional, religiosa, linguística, social, etc.

2. O que é a educação dos filhos? Esta educação pretende ensinar, formar, orientar os filhos para que adquiram as qualidades necessárias para ser melhores pessoas. Portanto, abrange muitas áreas de aprendizagem teórica e prática.

3. A quem interessa a educação dos filhos? A educação dos filhos interessa aos seus pais, aos próprios filhos e às pessoas que os rodeiam - e ao Estado - que preferem relacionar-se com boas pessoas. Também a Igreja deseja que as pessoas adquiram a formação e as qualidades que as aproximem da felicidade do céu. No caso das crianças os principais responsáveis pela sua educação são os pais.

4. O que se pretende no plano académico? Neste plano procuram-se duas metas principais:

  • No seu aspecto básico e geral, a educação pretende transmitir aos jovens os conhecimentos principais que a humanidade adquiriu com o tempo.
  • Além disso trata-se de os preparar para a vida profissional futura.
5. O que se procura na educação humana? A educação académica não é suficiente. Deve ir acompanhada da formação humana com que se pretende a aquisição e desenvolvimento das qualidades que formam uma boa personalidade. Por exemplo: procura-se que sejam pessoas honradas, justas, leais, sinceras, amáveis, firmes, sacrificadas, generosas, trabalhadoras, optimistas, piedosas, nobres, etc.

6. Quanto à educação dos filhos onde se deve estar mais atento? É necessário dar mais atenção aos temas que contribuam para o maior bem dos filhos. Por esse motivo, os pais cristãos têm muito interesse na sua educação espiritual para lhes proporcionara felicidade eterna que é o maior bem possível.

7. No entanto os pais divergem nas suas preferências e prioridades, que fazer então? Para atender a esta diversidade é importante que existam vários projectos educativos e liberdade de escolha.

8. Exemplo de liberdade de escolha? Por exemplo: ninguém deve ser obrigado a estudar na escola mais próxima. Os rapazes de bairros pobres devem poder estudar noutros bairros se eles, ou seus pais, o desejam.

B. A EDUCAÇÃO DIFERENCIADA

1. O que é a educação diferenciada? Chama-se diferenciada à educação onde rapazes e raparigas estudam em lugares diferentes com intuito de atender melhor às suas peculiaridades. Contrapõe-se à educação mista em que rapazes e raparigas estudam juntos.

2. Porquê escolher uma educação diferenciada? Esta educação fundamenta-se em que, realmente, existem diferenças entre rapazes e raparigas, e esta distinção influencia o modo de os educar. A educação diferenciada é sensível a esta diversidade.

3. Que diferenças influenciam na educação? Entre rapazes e raparigas há várias diferenças que convém ter em conta para acertar na educação:

  • As raparigas amadurecem mais cedo do que os rapazes. - Esta antecipação na maturidade é um facto bem conhecido que influencia o rendimento escolar, o modo de perspectivar a educação, e as comparações mútuas.
  • Raparigas e rapazes pensam de modo diferente. - É algo que conhecem bem muitos casais. Consequentemente uma professora acertará melhor na educação das raparigas e um professor se relacionará melhor com os rapazes.
  • Raparigas e rapazes comportam-se de modo diferente. Geralmente os rapazes são mais activos e irrequietos. Não é patológico nem merecedor de castigo que sejam assim. Não se devem educar para que se comportem como raparigas. Nem ao contrário.
4. Benefícios da educação diferenciada.- Alguns benefícios desta educação são:
  • Atende-se melhor, como vimos no ponto anterior, às peculiaridades dos alunos. Consequentemente, os resultados académicos e formativos melhoram.
  • As distinções e preconceitos sexuais diminuem. O sexo está menos presente e existe maior liberdade de comportamento sem ter que ter em conta a presença do outro sexo.
  • Nos centros de ensino com educação diferenciada existe maior tranquilidade devido à diminuição das tensões sexuais: os rapazes libertam-se da obsessão de olhar as raparigas; estas libertam-se do assédio sexual e da excessiva preocupação com o seu aspecto físico. Além disso nos centros educativos diferenciados as raparigas travam mais amizade entre si pois não se sentem como competidoras para captar a atenção dos rapazes.
  • Na educação diferenciada existem menos distracções extra académicas.
C. OS TÓPICOS TÍPICOS

1. Na educação diferenciada existe discriminação? Tratar de modo diferente o que é realmente distinto não é discriminatório. Haveria discriminação se não houvesse igualdades de oportunidades, por exemplo, se não houvesse colégios para raparigas. A educação diferenciada é sintoma de liberdade de escolha educativa. Sobre isto pode ver-se discriminação e machismo.

2. Se a vida é mista porquê separar na educação? Por motivos de conveniência que são as mesmas razões pelas quais existem distinções na vida. Por exemplo nas competições desportivas existe separação porque convém. No nosso caso trata-se de se fixar no que convém para a educação.

3. Não é melhor que todos sejam iguais em tudo? Não, de modo algum. Nada de massificação. É muito melhor todos diferentes, cada um com a sua personalidade, embora iguais para algumas coisas. Liberdade. Uma vantagem da educação diferenciada consiste, precisamente, em que protege melhor o desenvolvimento da personalidade de rapazes e raparigas. E evita a massificação.

4. Então o que é recomendável? Aconselha-se que haja liberdade de escolher e respeito por quem prefira outro modelo educativo. A educação diferenciada não é o único facto a considerar. Por exemplo, tem muito interesse a qualidade dos professores e os princípios éticos e espirituais que se transmitem na escola.

id