id | A Bíblia: ideias rápidas sobre a Bíblia. O que é a Bíblia? Visão judia, protestante e católica. Interpretação da Bíblia. Relação com a Tradição e o Magistério. Inspiração divina da Bíblia. Uso da Bíblia. |
bible(en) bibbia(it) bible(fr) biblia(esp) | |
A BÍBLIA | |
---|---|
1. O que é a Bíblia? Chama-se Bíblia ao conjunto de textos inspirados por Deus para conduzir os homens ao Céu. Os livros anteriores a Jesus Cristo formam o chamando antigo testamento. Os restantes textos são o novo testamento. A inspiração divina está avalizada pelas tradições judaico-cristãs. 2. O que dizem os judeus sobre a Bíblia? Os judeus só aceitam como inspirados os livros do antigo testamento. Costumam fazer uma interpretação bastante literal e cumprem os preceitos com detalhe e rigor. 3. O que dizem os protestantes sobre a Bíblia? Na visão protestante imperam os lemas da "sola scriptura" e "libre examen", que afastam a Tradição e o Magistério eclesiástico, para afirmar que cada um pode interpretar a Bíblia a seu gosto. Por esta razão surgiram numerosas divisões no protestantismo. No entanto, na prática, os protestantes interpretam a Bíblia de acordo com a tradução do seu ramo religioso e segundo algumas explicações dos seus dirigentes. É lógico que assim seja. 4. O que dizem os ortodoxos sobre a Bíblia? Em geral, os ortodoxos coincidem com os católicos na sua visão da Bíblia. 5. O que dizem os católicos sobre a Bíblia? Os católicos aceitam também que a Bíblia é inspirada por Deus. No que se refere à interpretação bíblica, os católicos seguem a Tradição e o Magistério do Papa. B. INTERPRETAÇÃO DA BÍBLIA 1. A Bíblia necessita de interpretação? Qualquer pessoa ao ler um livro compreende-o de uma maneira que pode ser diferente do modo de entender de outro leitor. Isto também é correcto no que se refere à Bíblia. No entanto, pode acontecer que alguma leitura permita conclusões opostas aos que Deus quer dizer-nos. Por isso, convém que além das opiniões pessoais, exista uma interpretação autêntica que garanta a fidelidade ao desejo divino. Entre os católicos, esta tarefa é realizada pelo Magistério da Igreja, de acordo com a tradição. 2. Porque usufruem os católicos desta interpretação autêntica? Porque Jesus Cristos o determinou assim, tal como o demonstra a própria Bíblia:
4. Não é melhor que cada um interprete a Bíblia à sua maneira? Isto não é conveniente, pois com grande facilidade cada um pode entender o que lhe pareça mais adequado tomando um texto aqui ou ali, sem ter em conta outros textos bíblicos e outros ensinamentos de Jesus Cristo. Cada um inventaria a sua própria religião na qual seria aquele que ditaria as normas. E uma religião inventada por si mesmo sem dúvida que é falsa. 5. Porque Deus preferiu actuar assim? O Senhor quis unir a Bíblia à Tradição e ao Magistério procurando o bem do homem:
7. Que exemplo? No antigo testamento estava ordenado: lapidar as adúlteras, não comer carne de porco, sacrificar dois cordeiros cada dia, fazer a circuncisão (esta era muito importante), etc. Reunidos os apóstolos com Pedro decretaram: "É que o Espírito Santo e Nós resolvemos não vos impor mais nenhum encargo além destes necessários: abster-se das carnes imoladas aos ídolos, do sangue, das carnes sufocadas e da união ilegítima. Procedereis bem guardando-vos destas coisas." (Act 15, 28-29). Este texto bíblico mostra como o Senhor guia os Apóstolos. Aqui, o antigo e novo testamento opõem-se aparentemente, mas continua a ser Deus quem guia o seu povo, antes por Moisés, depois com Pedro, agora através do Papa. É o estilo divino de actuar. 8. A Igreja Católica proíbe a reflexão sobre a Bíblia? Não, Não. A leitura e meditação da Bíblia está muito recomendada na Igreja católica, pois sempre que alguém a lê com desejo de rezar, aprende e aproxima-se de Deus. Sobre todo isto é muito aconselhável ler os evangelhos. C. INSPIRAÇÃO DIVINA DA BÍBLIA 1. O que significa que a Bíblia é inspirada por Deus? A inspiração divina da Bíblia significa que o próprio Deus é o autor principal destes livros, ainda que tenha utilizado um instrumento humano para os escrever. O autor humano escreve com o seu estilo mas sob a inspiração divina, de forma que o escrito é, realmente, palavra de Deus. 2. Como se sabe que a Bíblia está inspirada por Deus? Esta inspiração conhece-se por dois motivos principais:
D. USO DA BÍBLIA 1. Como se usa a Bíblia? Os teólogos empregam as sagradas escrituras para os seus estudos. Os católicos usamos a Bíblia para aprender e rezar, não para resolver questões. Para solucionar dúvidas dispomos do catecismo. 2. Não se usa para resolver questões? Os protestantes e os judeus perguntam: onde diz a Bíblia isto?; e como se todos fossem grandes teólogos põem-se a analisar as escrituras, com resultados nem sempre correctos pois não são especialistas bíblicos. Os católicos, na hora de resolver as dúvidas perguntamos: o que diz o catecismo sobre isto? E obtemos grandes vantagens: o catecismo é mais claro, reúne os ensinamentos mais desenvolvidos e é igual, seguramente, à Bíblia. Para resolver questões, a Bíblia necessita de estudos e interpretações que não estão ao alcance de qualquer entusiasta. Para rezar, é maravilhosa. 3. Erros? Em torno da Bíblia, há uns modos de raciocinar que conduzem a equívocos. Costumam coincidir com a pretensão de usar a Bíblia como sistema de resolução de dúvidas esquecendo a Tradição e o Magistério. Vejamos uns argumentos erróneos:
|
id |