id A fé: ideias rápidas sobre a fé. É racional crer? Fé humana, Fé sobrenatural. Como saber se é Deus quem fala?
faith(en) fede(it) foi(fr) fe(esp)
A FÉ
1. O que é a fé humana? É o acto ou hábito de aceitar como verdadeiro o que um homem diz, baseando-nos nas suas palavras. É a maneira mais habitual de conhecer as coisas. Assim aceitamos que existiu Napoleão, que existe o Everest e que uma lata de pêssego em calda contém esse produto. Fiamo-nos no que nos dizem.

2. O que é a fé sobrenatural? É o acto ou hábito de aceitar como verdadeiro o que Deus disse, baseando-nos na Sua palavra.

3. É racional crer? A fé humana é racional se a pessoa que fala é sincera e domina o assunto. A fé sobrenatural é racional se é Deus quem fala.

4. Como saber se é Deus quem fala? O Senhor faz-se entender com clareza e as pessoas acostumadas a escutá-Lo não necessitam de sinais especiais. Outras vezes reforça as suas palavras através de milagres que demonstram o seu poder divino.

5. Não é mais inteligente quem só admite o que comprova? Essa atitude pode ser aceitável em alguma circunstância ou campo de investigação, mas não é bom generalizar pois seria menosprezar a inteligência e sinceridade dos outros.

6. Para acreditar em Deus é preciso ver milagres? Não; não é necessário. Inclusive, ainda que se vejam milagres pode recusar-se a fé, como fizeram os fariseu no tempo de Jesus. Os milagres não servem se há má vontade.

7. Como é racional acreditar se não se vêem milagres? Basta confiar nas pessoas sinceras e sensatas que os viram. Por exemplo, sabemos que Jesus Cristo é Deus pela informação abundante que dispomos da sua vida (vida de Cristo), das suas palavras e os seus milagres.

8. Como sabemos que Jesus fez esses milagres? Através dos testemunhos históricos. Assim conhecemos que Colombo foi navegante e que Mozart tocava piano. Com a particularidade de que os testemunhos sobre Jesus são especialmente abundantes e bem conservados (evangelhos).

9. Os dois aspectos da fé.- Nos actos de fé há duas facetas:

  • Cremos que as frases divinas são verdadeiras uma vez uqe procedem Dele.
  • E aceitamos que essas palavras vêm de Deus confiando que outros homens viram os milagres com que o Senhor acompanha as suas manifestações quando deseja deixar claro que é Ele quem fala.
Quer dizer, o Senhor fala a uns homens com milagres palpáveis e esses homens transmitem palavras e factos divinos. Fiamo-nos neles e aceitamos as sua palavras como vindas de Deus e, então, acreditamos em Deus e consideramos essas revelações como verdadeiras. Por outro lado, o Senhor costuma intervir de vez em quando para reforçar que foi Ele quem falou. Por exemplo, os milagres de Fátima e Guadalupe confirmam a verdade das aparições de Maria. Igualmente, o milagre de Lanciano confirma a verdade da Eucaristia, etc.

10. O que pode fazer quem deseja acreditar? Pode fazer varias coisas:

  • O mais importante é pedir humildemente a Deus a sua ajuda. Rezar.
  • Também será muito conveniente a ajuda de outras pessoas que levem uma vida conforme a fé.
  • Um passo importante será confessar-se, pois os pecados dificultam a aproximação a Deus.
  • Outra ajuda interessante pode vir da leitura de alguns livros. Por exemplo, as biografias de santos mudaram muitas vidas.
id