Missa
Reflexões sobre a missa, a sua importância, a obrigação de participar nela e modos de aproveitou-la melhor.
O que é a missa?
1. O que é a missa?
À primeira vista, a missa é uma cerimónia dirigida a Deus em que se realizam quatro ações fundamentais: louvar o Senhor, dar-lhe graças, pedir-lhe perdão e suplicar benefécios. Também há momentos de ensinamento. Em sentido mais profundo e exato, a missa é a renovação do sacrifécio da cruz.
2. necessário assistir é missa?
Não somos deuses, mas criaturas, e por isso temos obrigações para com o Criador: louvou-lo, agradecer-lhe, pedir perdão e suplicar a sua ajuda. Tudo isso se realiza de modo eminente na missa.
3. Isso não pode ser feito sem a missa?
Pode e deve ser feito em todo momento. A missa, porém, acrescenta um modo especial de fazê-lo: por meio de um sacrifécio.
4. Um sacrifécio é bom modo de amar a Deus?
Sim. Os sacrifécios são entrega a Deus de algum esforão e manifestam uma generosidade custosa. Mostram que se ama Deus mais do que a si mesmo.
5. A missa é o melhor dos sacrifécios?
Sim. Na missa, Nosso Senhor Jesus Cristo oferece-se a si mesmo, entregando a vida para a glária de Deus e a salvação da humanidade. Por isso é o sacrifécio maior.
6. A missa é o melhor que podemos fazer por Deus?
Sim. Os homens só podem apresentar a Deus obras humanas; a missa é uma ação divina, realizada pelo próprio Filho de Deus.
7. A missa não é realizada pelo sacerdote?
O sacerdote empresta a voz e as mãos a Cristo, mas é o próprio Jesus quem se oferece renovando o sacrifécio da cruz. Por isso, na consagração, o sacerdote diz: 'este é o cálice do meu sangue'.
Obrigação de ouvir missa
1. A missa é obrigatéria?
Entre as obrigações das criaturas para com o Criador, o terceiro mandamento ordena santificar as festas.
2. Não há outros modos de santificar as festas?
Há muitos modos, mas a Igreja escolheu aquele que mais agrada a Deus e mais aproveita aos homens. Os primeiros cristãos já o faziam assim.
3. Por que é pecado mortal faltar é missa dominical?
Porque louvar a Deus e santificar as festas é assunto grave. Alám disso, o cristão que abandona a missa costuma enfraquecer a fé. A Igreja manda sob pecado grave para advertir da importância do tema e custodiar a fé.
4. preciso ir é missa por obrigação?
Ir por obrigação é um motivo vêlido, pois muitas vezes fazemos o que convém mesmo sem apoio dos sentimentos. Mas é bom fomentar o desejo de amar e louvar a Deus fazendo aquilo que mais lhe agrada.
5. A missa tem de ser no domingo?
O mandato de dedicar ao Senhor um dia por semana é pessoal e social. Os judeus santificam o sóbado; os cristãos, o domingo. Também há outras festas, como o Natal. Naturalmente, o bom cristão procura ir é missa todos os dias, não só aos domingos.
Como aproveitar melhor a missa?
1. Como aproveitar melhor a missa?
Rezando, apresentando junto com Cristo os sacrifécios de cada dia e procurando acompanhar Jesus na sua entrega: louvar e dar graças a Deus, pedir-lhe benefécios e perdão.
2. Alguns exemplos?
No início da missa pode-se fomentar o arrependimento. No Evangelho, guardar uma frase para meditar durante o dia. Na apresentação do pão e do vinho, oferecer interiormente o trabalho, os sofrimentos e as obras boas. No Santo, unir-se aos anjos. Na consagração, fazer um ato de fé e pedir virtudes. Antes da comunhão, renovar o desejo de receber melhor o Senhor; e depois de comungar, agradecer-lhe por ter vindo é alma.