id A verdade: ideias rápidas sobre a verdade. O que é a verdade? Tipos de verdade. Exemplos. O ponto de referência e erros em torno da verdade. Procura da verdade. A verdadeira religião.
vérité(fr) verdad(esp)
A VERDADE
  • A. O que é a verdade?
  • B. O ponto de referência.
  • C. Procura da verdade.
  • D. A verdadeira religião.
A. O QUE É A VERDADE?

1. O que é a verdade? Diz-se que algo é verdadeiro quando coincide com a realidade. De acordo com isto, verdade é a adequação com ou à realidade. No entanto, não é um tema simples. Em torno da verdade temos de ter em conta três requisitos:

  • Há um ponto de referência e algo que se lhe compara.
  • Na comparação, um dos termos é um pensamento.
  • Há verdade se coincidem.
Dependendo do ponto onde se estabelece a comparação, aparecem os distintos tipos e definições de verdade.

2. Tipos de verdade? Podemos reunir em dois grupos os tipos de verdade. Um trata da verdade no conhecimento e na sua expressão; o outro refere-se à verdade na consciência e na acção. (Daremos exemplos).
a) Verdade no conhecimento e na sua expressão (comparação da realidade com o nosso pensamento e as nossas palavras):

  • Verdade lógica ou do pensamento - um pensamento é verdadeiro quando coincide com a realidade. Desta forma o explica a definição clássica: verdade é a adequação do entendido -ou do entendimento- com a coisa. Nestes casos, a comparação estabelece-se entre o pensado e a realidade que é o ponto de referência.
  • Sinceridade ou veracidade na linguagem - Aqui, compara-se o pensamento com a sua manifestação externa mediante palavras, letras ou gestos. Desta forma, haverá verdade nas palavras quando o expressado coincida com o realmente pensado, que aqui se torna a referência.
b) Verdade na consciência e na acção. (Comparação entre o modo de actuar que os seres reclamam com o nosso juízo moral e as nossas acções).
  • Autenticidade, coerência ou sinceridade de vida. - Haverá verdade na nossa vida quando actuamos de acordo com aquilo que pensamos que é bom: somos coerentes.
  • Verdade na consciência. - o que pensamos que é bom será na verdade correcto quando coincidir com o realmente bom para os seres de acordo com o seu modo de ser estabelecido pelo Criador.
3. Exemplo de verdade no conhecimento? Perante uma mesa de cor castanha que se encontra numa sala escura, uma pessoa pensa que é verde e, por brincadeira, diz que é azul. Disse uma pequena mentira porque as suas palavras não coincidem com o seu pensamento. Pela mesma lógica, nem o seu pensamento é verdadeiro porque está afastado da realidade que é estar perante uma mesa castanha.

4. Exemplo de verdade no comportamento? Um terrorista pensa que deve matar os seus inimigos e assassina muitos deles. O seu pensamento é coerente mas este juízo moral não é correcto uma vez que não coincide com o tratamento adequado aos seres humanos estabelecido pelo Criador (lei natural).

B. O PONTO DE REFERÊNCIA.

1. Erros em torno da verdade? Neste tema, os grandes erros surgem quando o ponto de referência se coloca no próprio pensamento, talvez por mistura dos tipos de verdade.

  • No caso da verdade lógica, a referência são as coisas, a realidade e não o pensamento. O pensamento é a referência no caso da sinceridade.
  • Na verdade de consciência a referência é a lei de Deus e não o próprio pensamento moral. Este pensamento é a referência no caso da autenticidade.

2. Exemplo na verdade lógica? Um exemplo conhecido é o seguinte: os porcos não voam por alguém o pensar ou desejar. Aqui a referência é a realidade: os porcos são porcos e não voam. São como são, independentemente do que possamos pensar ou desejar.

3. Exemplo na verdade de consciência? A consciência do terrorista pode ditar que os seus assassinatos são correctos, mas não o são porque aqui a referência é a lei de Deus impressa na natureza das coisas e não o que pensemos.

C. PROCURA DA VERDADE.

1. Como encontrar a verdade? O ponto base, mas indispensável, para encontrar a verdade em qualquer tema é situar bem o ponto de referência. O seguinte esquema pode ajudar; (os ------ significam "é referência da verdade em"):

O modo de ser das coisas ------ pensamentos e juízos ------ palavras.
||||
O modo como as coisas devem ser tratadas ------ pensamentos morais ------ acções.

Agora vejamos o esquema ao contrário:
a) No campo do conhecimento.- Há verdade nas palavras quando coincidem com o que uma pessoa pensa. Por sua vez, os próprios pensamentos são verdadeiros se coincidirem com a realidade das coisas.
b) No campo da actuação.- Há verdade e coerência nas acções da vida quando coincidem com os pensamentos morais pessoais. Por seu lado, estes juízos morais serão bons se estiverem de acordo com o modo como as coisas devem ser tratadas. E este modo de tratar as coisas será correcto se for conforme ao modo de ser das coisas.

2. Consequências no campo do conhecimento? A base da ciência não é o pensamento humano, mas sim a realidade. O bom cientista não procura moldar a realidade ao seu pensamento, mas procura captar essa realidade e modifica os seus pensamentos para que afirmem o que realmente é. A verdade, na ciência, apoia-se na realidade, não em gostos pessoais.

3. Consequências no campo da actuação? Se tiramos Deus, o fundamento da moral cambaleia. A verdade na moral apoia-se no que o Criador estabelece, não em circunstâncias ou opiniões pessoais.

4. São os ateus imorais? Não, não são. Não há homens imorais. A moral de um ateu baseia-se na sua consciência e este juízo moral costuma ser mais correcto ou mais instável, uma vez que não procura identificar-se com o estabelecido pelo Criador. Por isso é fácil que um ateu acabe deixando guiar-se pelos seus caprichos. No entanto há excepções. (Veja-se relativismo).

D. A RELIGIÃO VERDADEIRA.

1. Em que se baseia a verdade na religião? A religião ocupa-se da relação do homem com Deus e tem dois aspectos que coincidem com o que temos vindo a falar:

  • No campo do conhecimento, a religião procura saber a melhor relação do homem com Deus. Dizíamos que, nos casos do conhecimento, a referência da verdade deve procurar-se na realidade e não no pensamento. Assim, procura-se saber como é realmente o homem, como é Deus, se houve intervenções de Deus junto do homem, que dados históricos temos, etc.
  • No campo da actuação, a religião procura agradar a Deus e, aqui, a verdade moral deve procurar-se no que o Criador estabeleceu para o homem.

2. Em conclusão? Em conclusão, a verdadeira religião deve estar de acordo com as naturezas humana e divina, bem como com as manifestações históricas de Deus. Além disso, as suas abordagens morais devem seguir a lei natural e as revelações divinas (pode ver-se religião verdadeira).

3. É fácil encontrar a verdade nestes temas? Não é fácil encontrar Deus através de raciocínios. O conhecimento da religião católica é uma boa orientação. No entanto, o caminho mais fácil e simples é pedir ajuda a Deus.

id