id | Os ideais: ideias rápidas sobre os ideais. Em que se diferenciam os ideias do amor? O que é preferível: ideias ou comodidades? Qual é o maior ideal? Que ideais escolher? |
ideales ideaux | |
IDEAIS | |
---|---|
1. O que é um ideal? Um ideal é uma meta, um fim. Um ideal é um bem tão desejado por uma pessoa que para ele orienta toda a sua vida ou uma boa parte dela. Por exemplo: um refresco pode ser um bem por vezes muito desejado, mas não tem categoria suficiente para ser um ideal e ninguém dedica meses da sua vida para o conseguir. No entanto, montar uma empresa de refrescos já se pode incluir entre os ideais de alguém. 2. Há diferença entre amores e ideais? Não importa confundir amores e ideais, mas falando com precisão são algo diferentes:
5. Qualquer ideal é bom? Pode haver tantos ideais como bens, pois qualquer bem pode ser muito desejado pelo coração humano. No entanto, não é bom tomar por ideal aqueles bens que criam obstáculos a conseguir bens melhores. Por exemplo, levar uma vida cómoda é um bem que coloca travão a muitas metas de maior categoria. Possuem ideais melhores aqueles que aspiram a bens mais elevados. 6. Não é melhor deixar-se de ideais e seguir comodamente as massas? Se um ideal merece a pena pela sua grandeza, os corações nobres e generosos lançam-se por consegui-los mesmo que custe. Só os peixes mortos se deixam levar pela corrente da comodidade. 7. E se o ideal não se atinge? Tornar realidade um ideal exige um esforço constante mais ou menos prolongado. Se não se alcança, pelo menos tentou-se e esse esforço terá ampliado a generosidade do coração. B. O MAIOR DOS IDEAIS 1. Quais os ideais mais elevados? Têm ideais mais elevados aqueles que dirigem as suas ações para bens superiores. Os melhores bens são os maiores ideais.
3. Outros modos de expressar o maior ideal? Deus é o maior dos bens e portanto o ideal maior, o ideal que reclama ser desejado acima de todas as coisas. Mas há vários modos de expressar este mesmo ideal. Por exemplo:
4. Outros pontos de vista? O ideal maior muda de formulação e se clarifica se atendemos ao destinatário do bem desejado:
5. Quem não ama a Deus pode ter ideais? O ateu pode e deve ter ideais, mas corre maior perigo de tornar-se egoísta, pretendendo unicamente comodidade, o êxito o diversos prazeres sem qualquer orientação. Por exemplo, o serviço aos outros pode fazer-se com intenção de autopromover-se ou obter reconhecimento; por seu lado, quem ama o Senhor é mais simples e dirige esse louvor para a Sua glória. O amor e serviço de Deus é libertador da escravidão do próprio eu. 6. Exemplo de ideais que sirvam aos ateus? O desejo de adquirir qualidades é sempre bom, também para os ateus, pois é melhor colecionar qualidades a defeitos. Ao fim e ao cabo, ou se alcança uma qualidade ou o vício correspondente. Ou se é amável trabalhador e serviçal ou não se é. E perante a escolha, escolhamos o bem. C. QUE IDEAIS ELECOLHER?
1. Possibilidades? Ao pensar em metas para a própria vida colocam-se três caminhos:
2. Entre estas possibilidades, qual escolher? Por um lado, a comodidade e o conformismo medíocre empobrecem o coração e retiram-lhe capacidade de amor e felicidade. Por outro lodo, as grandes metas apresentam-se custosas… Provavelmente o melhor seja combinar os três caminhos: possuir algum de categoria, que proporcione ilusão e impulsione, ao mesmo tempo que se lhe acrescentam metas modestas para cada dia. Além disso, haverá aspetos que se procuram alcançar mais tranquilamente, pois seria loucura tentá-los todos de uma vez. 3. Um exemplo? Por exemplo, uma pessoa pode ter como grande ideal da sua vida o serviço a Deus e ao próximo. Esta grande meta pode ir acompanhada do propósito modesto de cumprir um horário onde haja tempo para o Senhor e para os outros. E, por sua vez, deixa de lado a sua intenção de aprender japonês, pois este ideal pode espera um momento. 4. Convém ter muitas metas? Convém ter alguns projetos, mas não é possível tentar todos de uma vez devido à escassez de tempo e e porque algumas metas são incompatíveis. Por exemplo, a decisão de estudar facilita uma aspiração profissional e por sua vez dificulta que se seja o rei da diversão. 5. Algum conselho sobre quais os ideais a escolher? A resposta deve ser individual, mas podem dar-se alguns conselhos:
7. Como exercitar a procura de metas? Os ideais adquirem-se na medida que se conhecem os bens e se veem como convenientes. Para isto pode ajudar:
|
id |